segunda-feira, 31 de março de 2014

Equinócio de Outono - Mabon


Olá, pessoa! ^ ^
No ultimo dia 20/03 entramos, aqui no Hemisfério Sul, no Outono de 2014 \o/ pra quem não faz a menor ideia do que isso representa, vale a pena dar uma olhada na minha explicação da Roda do Ano - Parte 1 e Parte 2.
É importante saber que nós (pagãos – veja O que é ser bruxo), celebramos a Roda do ano, porque ela reflete não só a mudança da natureza, mas também nossos ciclos internos e externos. Esse próximo período Outono/Inverno deve ser cuidadosamente planejado, pois é o momento em que nós nos conectamos com nossas forças mais profundas e, para algumas pessoas, obscuras e desconhecidas.
A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do Sol (crepúsculo) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.
Na astronomia, equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica cruza o equador celeste. Ocorre duas vezes por ano: 20 ou 21 de março e 23 ou 22 de Setembro de cada ano.
Fonte: Wikipédia

O equilíbrio perfeito entre o dia e a noite em que vivemos hoje, nos conecta com a sabedoria interior imutável, onde a vida e a morte não são opostas, mas apenas polaridades da mesma energia, essas polaridades se encontram, apoiam e complementam e são projetadas no nosso dia a dia para serem experimentadas na alegria, aceitação e celebração.
As folhas e a temperatura estão caindo, os dias são frescos e estão ficando mais curtos e mais escuros... as árvores, arbustos e cada planta tornam-se a própria Mãe Terra. Os seres humanos, assim como o restante da terra, estão em constante mudança e em Mabon a percepção humana sobre a vida e a morte torna-se mais visível.
O que havia sido semeado em Ostara, foi fecundado e consumado em Beltane, floresceu em Litha, foi primeiramente colhido em Lammas (Lughnasadh) e agora completa-se em Mabon, que também é conhecido por segunda colheita. Esse era o momento onde os povos antigos estocavam seus alimentos e armazenavam os grãos, para que houvesse comida suficiente durante o período de inverno. Mabon é o festival de Ação de Graças Pagã onde lembramos as conquistas alcançadas, agradecemos pela fartura recebida e reconhecemos o equilíbrio da vida.
Mais uma vez, dias e noites são iguais, e o Deus se prepara para partir e regressar para a terra do descanso. Ele esta envolto no manto escuro da noite, como o homem que se permite ser abraçado pela sabedoria feminina anciã, deixando seu corpo físico e ingressando na sua jornada rumo ao impessoal, essa colheita também é uma viagem interior de equilíbrio, um período forte de meditação e avaliação. A luz declina, e a natureza prepara-se para o inverno, tudo parece fenecer... Mas nas profundezas da Terra, no útero Dela e dentro de nós, aquela semente que cai representa a esperança do renascimento e guarda os poderes Dele.


O EQUINÓCIO DE OUTONO CHEGOU,
É TEMPO DE CELEBRAR
TERRA, FOGO, ÁGUA  e AR,
VENTRE DA VIDA, MORTE PARA RENASCER.
TUDO QUE ESTA EM CIMA DEVE DESCER.

A GRANDE RODA DAS ESTAÇÕES GIRA,
O FOGO SAGRADO DE SABBÁT QUEIMA.
SOMOS TODOS SEMENTES NA TERRA,
SENHORA CEIFEIRA, VIDA PARA EXISTIR.
TUDO O QUE ESTÁ EM BAIXO DEVE SUBIR.

ABENÇOADA SEJA A DEUSA DA ABUNDÂNCIA,
ABENÇOADO SEJA O SENHOR DAS FOLHAGENS
O CALOR DO VERÃO DEVE AGORA TERMINAR.
ENQUANTO GIRA A GRANDE RODA SOLAR.
QUE ASSIM SEJA E QUE ASSIM SE FAÇA!!

Nossa que vergonha das minhas rimas ^^' se você puder melhorar isso, deixa aqui nos comentários o seu versinho.

É isso!!!! Esse é o tempo do equilíbrio e da gratidão, então desejo a vocês um ótimo e delicioso Outono, com muita reflexão, sabedoria e alegria interior.

Blessed Be!!
Jakeline Hellen / Sofia Ming.

Nenhum comentário:

Postar um comentário